Exames Ocupacionais: o que é e como funciona
Exames ocupacionais são realizados para avaliação da saúde de trabalhadores antes de serem admitidos e periodicamente durante o exercício de suas atividades. Esses exames compreendem testes físicos, médicos, laboratoriais e psicológicos.
Esses exames tem o papel de determinar se o trabalhador está apto à função contratada e se a atividade não oferecerá riscos à saúde. Eles são de grande importância para a segurança dos trabalhadores, pois contribuem para o controle de doenças, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Como funciona os exames ocupacionais
Os exames ocupacionais podem ser divididos em três tipos: admissionais, periódicos e demissionais.
Os exames admissionais são realizados antes da contratação do trabalhador para avaliar sua saúde e aptidão para a função.
Já os exames periódicos são feitos de tempos em tempos durante o período de trabalho, para verificar se a saúde do trabalhador não foi afetada durante o desempenho das atividades.
Por fim, os exames demissionais são realizados quando o contrato do funcionário for encerrado para avaliar seu estado de saúde de forma a garantir que o trabalhador não foi exposto a riscos durante a atividade.
Vantagens dos exames ocupacionais
- Reduzir os prejuízos financeiros causados por afastamento por acidentes e doenças ocupacionais; Identificar fatores de risco à saúde que podem ser prevenidos; Garantir a segurança necessária aos trabalhadores; Manter o ambiente de trabalho seguro e saudável; Garantir a estabilidade e a qualidade no desempenho dos trabalhadores.
Realizar exames ocupacionais é uma importante forma de prevenção de acidentes e doenças, bem como de garantia de segurança para trabalhadores e empregadores. Se você está pensando em contratar o serviço para sua empresa, aconselhamos fortemente que recorra à Clinique Saúde Integrada, pois é uma das mais importantes especialistas no segmento CLÍNICAS-MÉDICA. Entre em contato e faça uma cotação!