A Saúde Ocupacional e a Medicina do Trabalho são assuntos relacionados ao bem-estar do trabalhador, ao meio ambiente e à prevenção de doenças que possam surgir com a execução de atividades laborais. Este tipo de cuidado faz parte da gestão organizacional, e através deste, as empresas buscam atender às normas estabelecidas pela legislação no que diz respeito ao meio ambiente e aos empregados.
O que é Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho?
A Saúde Ocupacional é uma área da medicina que visa cuidar da saúde dos trabalhadores, através de projetos de prevenção e educação, a fim de que possíveis acidentes e doenças possam ser evitados ou mitigados de forma eficaz. Já a Medicina do Trabalho é uma área da saúde que estuda e explica os efeitos que os ambientes de trabalho possam causar nos colaboradores. Ambos trabalham juntos para que a saúde e integridade dos trabalhadores possam ser preservadas.
Como funciona?
A Saúde Ocupacional e a Medicina do Trabalho buscam sempre priorizar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Para isso, são necessários programas de educação, inspeções, exames médicos, avaliações ambientais e periodicidade nos atendimentos. Também é importante que os empregadores deem atenção às possíveis mudanças nos ambientes e nos postos de trabalho, bem como às orientações para que os trabalhadores mantenham um padrão de saúde satisfatório.
Vantagens do uso da Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho
- Garantia de segurança no trabalho;
- Cuidados com o meio ambiente;
- Prevenção de doenças;
- Ampliação do bem-estar dos trabalhadores;
- Conformidade com a lei trabalhista;
- Redução de acidentes no trabalho;
- Custos reduzidos com tratamentos e acidentes.
Garantir a saúde dos trabalhadores pode ser mais simples e barato do que se imagina, contando com a ajuda de uma empresa especializada, como é o caso da Clinique Saúde Integrada. Entre em contato e faça já uma cotação para que sua empresa receba mais segurança e benefícios com o uso da Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho.