A LTcat – Segurança do Trabalho tem sido cada vez mais relevante para empresas que desejam oferecer melhores condições de trabalho aos seus empregados. A sigla LTcat significa “Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho”, que consiste em um estudo realizado pelo médico ou engenheiro do trabalho, que tem como objetivo assegurar que os locais de trabalho sejam seguros e ofereçam condições adequadas para o desenvolvimento profissional.
O que é a LTcat Segurança do Trabalho?
A LTcat Segurança do Trabalho é o estudo realizado pelo médico do trabalho ou engenheiro do trabalho que avalia as condições ambientais em locais de trabalho. Esse profissional, após realizar o levantamento, emitirá um Laudo Técnico que destacará as características, avaliará os riscos e verificará se as medidas estão de acordo com as normas previstas na legislação em vigor.
Como funciona a LTcat Segurança do Trabalho?
O processo para realização da LTcat Segurança do Trabalho consiste em três etapas principais. A primeira é o levantamento das condições do local de trabalho, realizado pelo médico ou engenheiro do trabalho. Na segunda etapa é elaborado o Laudo Técnico, onde estarão relacionadas as características daquelas condições, bem como os riscos ambientais avaliados. Por último, será realizado o monitoramento das condições ambientais em locais de trabalho, visando a garantir a manutenção de todos os itens avaliados.
Vantagens do uso da LTcat Segurança do Trabalho
As vantagens da utilização da LTcat Segurança do Trabalho para as empresas são inúmeras, e destacam-se:
- Garantia de que as condições ambientais sejam adequadas para o trabalho;
- Redução dos riscos de acidentes de trabalho;
- Manutenção das condições do local de trabalho;
- Cumprimento das normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho;
- Manutenção da saúde e bem-estar dos trabalhadores;
- Redução de despesas relacionadas a problemas de saúde e acidentes de trabalho;
- Maior produtividade dos funcionários;
- Aumento da satisfação dos colaboradores;
Portanto, contratar uma empresa especializada na área de Segurança e Saúde Ocupacional, como a Clinique Saúde Integrada, que atua no segmento CLÍNICAS - MÉDICA, é essencial para garantir o bem-estar e segurança do trabalhador. A cotação pode ser feita online e, com isso, as empresas terão o suporte técnico necessário para desenvolver as atividades de forma segura